Quick
index
main
eev
eepitch
maths
angg
blogme
dednat6
littlelangs
PURO
(C2,C3,C4,
 λ,ES,
 GA,MD,
 Caepro,
 textos,
 Chapa 1)

emacs
lua
(la)tex
maxima
git
agda
forth
squeak
icon
tcl
tikz
fvwm
debian
irc
contact

Monitoria 2023

# (find-LATEX "2022-C2-projeto-de-monitoria.tex")

Cálculo 2 é uma disciplina na qual os alunos aprendiam técnicas importantíssimas à medida que faziam milhares de contas à mão; eles precisavam resolver muitas integrais e equações diferenciais sem errar, e precisavam descobrir praticamente sozinhos como não se perder e não errar nestas contas. Muitas das técnicas que eles aprendiam não estão explicadas explicitamente em livro nenhum.

Hoje em dia há bons programas de computação simbólica ("PCS"s) que rodam até em celulares e que resolvem em segundos as questões de Cálculo 2 que costumavam cair nas provas, e pessoas de vários lugares do Brasil estão discutindo como mudar a abordagem do curso de Cálculo 2 - sem mudar a ementa ou o programa - pra que os alunos aprendam as técnicas importantíssimas acima de outras formas. Os detalhes da minha abordagem atual estão aqui: http://angg.twu.net/LATEX/2021-2-C2-tudo.pdf. É fácil ver que, e como, os exercícios do "tudo.pdf" complementam os exercícios dos livros tradicionais: um dos focos do curso passa a ser aprender como manipular expressões algébricas de um jeito parecido com o que os PCSs fazem; outro, visualizar o que certas expressões "querem dizer", e outro, como definir precisamente o que é uma igualdade "óbvia". Alguns alunos estranham essa abordagem, e um monitor ajudaria muito.

% Atribuição do monitor:

São atribuições do monitor, além das previstas na INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD/UFF Nº 03, DE 25 DE MARÇO DE 2021, anexo I: realizar levantamento bibliográfico relevante para o curso - obs: vários dos assuntos da seção anterior são tratados em textos de Fundamentos da Computação, não de Matemática - e adaptar algumas das idéias destes textos para o nível dos alunos de Cálculo 2; realizar estudos de reforço com os alunos, utilizando-se de encontros presenciais e videoconferencias; elaborar plano de aula e resumo expandido, constando as atividades realizadas; ter reuniões semanais com o orientador.

% Atividade principal do monitor:

Acompanhamento das aulas e atendimento extraclasse aos alunos

% Cronograma de trabalho do monitor:

O projeto será executado entre os meses de abril de 2022 a Dezembro de 2022.

Mês 1: Treinamento em programas de computação simbólica; tomar ciência do material dos semestres anteriores, e, sob a supervisão e orientação do professor orientador, elaborar seu plano de atividades de reforço semanal, utilizando metodologias ativas.

Mês 2: Treinamento em programas de computação simbólica e em criação de vídeos. Primeiras atividades envolvendo estes vídeos e os alunos do curso.

Mês 3: Continuação do treinamento em programas de computação simbólica e da criação de vídeos e das atividades usando estes vídeos. Obs: estas atividades vão continuar até o final do ano, em paralelo com as outras.

Mês 4: Avaliar o impacto no rendimento e desempenho dos estudantes das ações de reforço semanal e das atividades com vídeos.

Mês 5: Tradução de problemas e exemplos dos livros para a linguagem de um programa de computação simbólica

Mês 6: Tradução de teoremas de livros de Cálculo 2 para a linguagem que usamos no curso (em que a operação de substituição é explícita).

Mês 7: Atividades com as traduções feitas nos meses 6 e 7.

Mês 8: Avaliar o impacto no rendimento e desempenho dos estudantes.

% Metodologia de acompanhamento e avaliação:

A avaliação será feita principalmente a partir do material produzido pelo monitor para as atividades com alunos, pelos relatórios do monitor, e pela sua apresentação na Semana de Monitoria. A eficácia do material produzido para os alunos será analisada pela aplicação de questionários em formulário google, e os seus dados constarão de alguns dos relatórios.

% Professor Orientador:

Eduardo Nahum Ochs

% Número de vagas solicitado:

2

% Estimativa do número de alunos beneficiados pelo projeto (por semestre):

35