Relatório de Acompanhamento das Disciplinas de Cálculo II e III do RCN (2023)
O documento original está aqui:
1. Atribuições da ComissãoEsta comissão, designada pela DTS RCN/UFF Nº 5 (BS 160 de 25/08/2022 pg. 09), tem como atribuição o acompanhamento das diciplinas de Cálculo II (RCN00020) e Cálculo III (RCN00021) deste semestre, ministradas pelo Professor Eduardo Ochs, com o objetivo de tentar assegurar o cumprimento das normas da universidade que não têm sido cumpridas nos últimos semestres, a saber:
2. Contextualização e Justificativa para a Criação da ComissãoAntes de dar início aos trabalhos da comissão, vamos fazer um pequeno relato das razões que levaram o departamento a criar esta comissão. Há mais de 10 anos, em múltiplas ocasiões, chegam, aos departamentos e coordenações de curso, relatos de problemas a respeito da condução das disciplinas ministradas pelo professor Eduardo Ochs. Alguns exemplos são listados abaixo.
A cada reclamação que chegava ao longo dos anos, os membros deste departamento, juntamente com as chefias, tentavam ações para que tais problemas fossem resolvidos e não voltassem a acontecer. Tais ações foram:
Em todas essas ações o professor Eduardo Ochs se comprometeu em seguir as orientações, mas ao final as descumpria, gerando os mesmos problemas já listados. Neste último semestre (2022-1), chegaram novas reclamações sobre a condução das disciplinas de Cálculo II e III pelo professor Eduardo Ochs. Os membros do departamento, do setor de matemática, procuraram saber como estas disciplinas estavam sendo conduzidas, analisando o material online que o próprio professor Eduardo disponibiliza em sua página de curso. Após uma primeira análise, os professores consideraram inadequado o material bibliográfico e as provas aplicadas nos semestres anteriores. Sendo assim, pediram uma reunião do setor de matemática, com participação de professores do setor de física para discutir este problema. Dessa reunião surgiu a proposta desta comissão que foi levada à chefia de departamento. O departamento decidiu por criar uma comissão para acompanhar o andamento das disciplinas deste semestre e sugerir adequações que evitem os problemas descritos, bem como relatar todas as ações e atestar se as sugestões foram seguidas. Como objetivo secundário, espera-se que o professor Eduardo empenhe-se em corrigir os graves erros cometidos e que geram prejuízos para os estudantes e para seus colegas de departamento. 3. Novos acontecimentosLogo após a criação da comissão, o departamento recebeu um ofício das coordenações de curso, solicitando que fossem aplicadas VS das disciplinas de Cálculo II e Cálculo III que não foram aplicadas pelo prof. Eduardo no semestre 2022-1. Isso interrompeu os trabalhos da comissão, que teve que se dedicar a gerenciar a aplicação e subsequente revisão de notas destas disciplinas no início do presente semestre (2022-2). 4. Primeiras açõesA comissão pediu para que o professor Eduardo enviasse os planos de cursos das disciplinas, para que fosse possível atestar se o seu planejamento contemplava o conteúdo programático, todas as avaliações e cumpria os prazos estabelecidos. Primeiramente, o professor Eduardo nos enviou, com atraso, links para a página pessoal dele com um esboço de plano de aula, tendo o semestre já se iniciado há 4 dias. Nas palavras dele: [Imagem] [Imagem] Pedimos que preparasse um documento com o planejamento aula-a-aula, de acordo com o conteúdo programático da disciplina, e demos orientações a respeito da VS. Depois disso o pro. Eduardo nos enviou um planejamento aula-a-aula no corpo do e-mail e só depois de uma sequência de pedidos da chefia enviou um documento com o planejamento do curso. Após recebermos os planos de aulas das disciplinas, a comissão se reuniu e pode detectar os seguintes problemas com respeito à disciplina de Cálculo II:
Os mesmos tipos de problemas foram detectados na disciplina de Cálculo III, portanto não há necessidade de relatá-los explicitamente. 5. ConclusãoA comissão avaliou que não existe colaboração suficiente por parte do professor Eduardo com os trabalhos desta comissão, tendo em vista a morosidade e displicência no envio dos planejamentos dos cursos. Esta percepção é reforçada pelo fato de, até o momento, o professor ter mantido o material bibliográfico de seus cursos dos semestres anteriores. Tendo em vista o exposto, a comissão entende que, sem a colaboração espontânea do professor Eduardo, o trabalho da comissão é em vão e decide por encerrar seus trabalhos. (Assinaturas) |