Quick
index
main
eev
eepitch
maths
angg
blogme
dednat6
littlelangs
PURO
(C2,C3,C4,
 λ,ES,
 GA,MD,
 Caepro,
 textos,
 Chapa 1)

emacs
lua
(la)tex
maxima
 qdraw
git
lean4
agda
forth
squeak
icon
tcl
tikz
fvwm
debian
irc
contact

Relatório de Acompanhamento das Disciplinas de Cálculo II e III do RCN (2023)

1. Atribuições da Comissão
2. Contextualização e Justificativa para a Criação da Comissão
3. Novos acontecimentos
4. Primeiras ações
5. Conclusão

O documento original está aqui:
  Relatório de Acompanhamento das Disciplinas de Cálculo II e III do RCN
...mas ele está em PDF e é ruim de ler no celular. O resto desta página tem uma conversão dele pra HTML.


1. Atribuições da Comissão

Esta comissão, designada pela DTS RCN/UFF Nº 5 (BS 160 de 25/08/2022 pg. 09), tem como atribuição o acompanhamento das diciplinas de Cálculo II (RCN00020) e Cálculo III (RCN00021) deste semestre, ministradas pelo Professor Eduardo Ochs, com o objetivo de tentar assegurar o cumprimento das normas da universidade que não têm sido cumpridas nos últimos semestres, a saber:

  1. Cobrir o conteúdo programático da disciplina.
  2. Respeitar os prazos das avaliações, notas e vistas.
  3. Aplicar as avaliações de 2ª chamada e VS, respeitando as instruções normativas do regulamento dos cursos de graduação.


2. Contextualização e Justificativa para a Criação da Comissão

Antes de dar início aos trabalhos da comissão, vamos fazer um pequeno relato das razões que levaram o departamento a criar esta comissão.

Há mais de 10 anos, em múltiplas ocasiões, chegam, aos departamentos e coordenações de curso, relatos de problemas a respeito da condução das disciplinas ministradas pelo professor Eduardo Ochs. Alguns exemplos são listados abaixo.

  1. Não cumpre o programa da disciplina.
  2. Não aplica VS.
  3. Não respeita os prazos de entrega de notas e vistas de provas.
  4. Exige conteúdo que não faz parte do programa da disciplina.
  5. Segue um material próprio, com uma linguagem e notações que não são encontradas nos livros indicados na bibliografia da disciplina.
  6. Os alunos não reconhecem partes fundamentais do conteúdo das disciplinas em outros materiais bibliográficos e nem nos cursos subsequentes.

A cada reclamação que chegava ao longo dos anos, os membros deste departamento, juntamente com as chefias, tentavam ações para que tais problemas fossem resolvidos e não voltassem a acontecer. Tais ações foram:

  1. Reuniões com o professor pedindo que respeitasse os horários das disciplinas, datas das provas, conteúdo programático e que seguisse um livro texto, preferencialmente indicado na bibliografia do curso.
  2. Realocação do professor em disciplinas a pedido das coordenações dos cursos.
  3. Criação de coordenação de disciplinas em que o professor estava lecionando para garantir o cumprimento do programa e datas de provas.

Em todas essas ações o professor Eduardo Ochs se comprometeu em seguir as orientações, mas ao final as descumpria, gerando os mesmos problemas já listados.

Neste último semestre (2022-1), chegaram novas reclamações sobre a condução das disciplinas de Cálculo II e III pelo professor Eduardo Ochs. Os membros do departamento, do setor de matemática, procuraram saber como estas disciplinas estavam sendo conduzidas, analisando o material online que o próprio professor Eduardo disponibiliza em sua página de curso. Após uma primeira análise, os professores consideraram inadequado o material bibliográfico e as provas aplicadas nos semestres anteriores. Sendo assim, pediram uma reunião do setor de matemática, com participação de professores do setor de física para discutir este problema. Dessa reunião surgiu a proposta desta comissão que foi levada à chefia de departamento.

O departamento decidiu por criar uma comissão para acompanhar o andamento das disciplinas deste semestre e sugerir adequações que evitem os problemas descritos, bem como relatar todas as ações e atestar se as sugestões foram seguidas. Como objetivo secundário, espera-se que o professor Eduardo empenhe-se em corrigir os graves erros cometidos e que geram prejuízos para os estudantes e para seus colegas de departamento.


3. Novos acontecimentos

Logo após a criação da comissão, o departamento recebeu um ofício das coordenações de curso, solicitando que fossem aplicadas VS das disciplinas de Cálculo II e Cálculo III que não foram aplicadas pelo prof. Eduardo no semestre 2022-1. Isso interrompeu os trabalhos da comissão, que teve que se dedicar a gerenciar a aplicação e subsequente revisão de notas destas disciplinas no início do presente semestre (2022-2).


4. Primeiras ações

A comissão pediu para que o professor Eduardo enviasse os planos de cursos das disciplinas, para que fosse possível atestar se o seu planejamento contemplava o conteúdo programático, todas as avaliações e cumpria os prazos estabelecidos.

Primeiramente, o professor Eduardo nos enviou, com atraso, links para a página pessoal dele com um esboço de plano de aula, tendo o semestre já se iniciado há 4 dias. Nas palavras dele:

[Imagem] [Imagem]

Pedimos que preparasse um documento com o planejamento aula-a-aula, de acordo com o conteúdo programático da disciplina, e demos orientações a respeito da VS. Depois disso o pro. Eduardo nos enviou um planejamento aula-a-aula no corpo do e-mail e só depois de uma sequência de pedidos da chefia enviou um documento com o planejamento do curso.

Após recebermos os planos de aulas das disciplinas, a comissão se reuniu e pode detectar os seguintes problemas com respeito à disciplina de Cálculo II:

  1. Com respeito às normas regimentais
    a. Não havia data de 2ª chamada.
    b. Avaliações marcadas em datas que não eram dias de aulas
    c. Não leva em conta a SNCT
    d. Não prevê vista das provas.
  2. Com respeito ao conteúdo programático:
    Estimamos que pelo menos 1/3 do conteúdo programático não está no planejamento apresentado.
  3. Com respeito às boas práticas de ensino:
    Com base na experiência que os professores desta banca tem com as disciplinas, avaliamos que os tempos gastos em alguns tópicos são inadequados, como por exemplo, 4 aulas dedicadas à "Somas de Riemann" e uma única aula para "EDOs lineares 1ª e 2ª ordem".

Os mesmos tipos de problemas foram detectados na disciplina de Cálculo III, portanto não há necessidade de relatá-los explicitamente.


5. Conclusão

A comissão avaliou que não existe colaboração suficiente por parte do professor Eduardo com os trabalhos desta comissão, tendo em vista a morosidade e displicência no envio dos planejamentos dos cursos. Esta percepção é reforçada pelo fato de, até o momento, o professor ter mantido o material bibliográfico de seus cursos dos semestres anteriores.

Tendo em vista o exposto, a comissão entende que, sem a colaboração espontânea do professor Eduardo, o trabalho da comissão é em vão e decide por encerrar seus trabalhos.

(Assinaturas)